De acordo com o presidente da Associação Paulista dos Técnicos de Seguros (APTS), Osmar Bertacini, 118 pessoas morrem em acidentes de trânsito – o equivalente a um Boeing 737 cheio – e 700 mil sofrem acidentes no trabalho a cada dia no país. Entretanto, apenas 10% dos 206 milhões de brasileiros possuem seguro de Vida e Acidentes Pessoais.

    O executivo, que completou este mês 55 anos de atuação no mercado de seguros, foi convidado especial para o Workshop VIP do Clube Vida em Grupo do Rio de Janeiro (CVG-RJ) realizado nesta quinta-feira, 22 de junho. Em sua palestra sobre o segmento, ele apontou alguns aspectos que considera essenciais para que o potencial dos seguros de Pessoas passe a ser melhor aproveitado.

    O primeiro é uma boa subscrição. “Hoje, não há o rigor necessário ao realizar essa etapa. É preciso olhar para a demanda no momento da subscrição de riscos e da precificação, e não para a sua própria carteira. Uma mudança nesse sentido tornaria a liquidação de sinistros muito mais tranquila”, explicou Bertacini. Ele destacou a importância de se solicitar documentos como a Declaração Pessoal de Saúde (DPS) para evitar ruídos e garantir agilidade quando a indenização for solicitada.

    O deputado Cabo Sabino (PR-CE) apresentou projeto de lei que regulamenta as profissões de vistoriador e de regulador de seguros de automóveis (PL 5167/16).
    O objetivo da regulamentação, segundo o parlamentar, é propor um modelo eficiente para o desenvolvimento de mão de obra especializada.
    “Na ocorrência de sinistros, é de fundamental importância a atuação dos profissionais de vistoria e regulação, pois são eles efetivamente que mostram a face humana da máquina de seguros”, disse.

    Vistoriador

    Pelo projeto, vistoriador é o profissional responsável por inspecionar veículos para análise de riscos na contratação de seguro; auxiliar a regulação e liquidação de sinistros; elaborar documentação técnica relativa a seguros; e preparar relatório de informações para elaboração de laudos de compra, venda e transferência de seguros.
    O vistoriador também poderá operacionalizar cálculos de prêmios e outros procedimentos para cessão e recuperação de resseguros e cosseguros; e contatar corretores, despachantes, segurados para apoiar a atividade de comercialização de seguros.
    O profissional deverá ter ensino médio completo, carteira nacional de habilitação e curso técnico de Vistoriador de Sinistro de Automóveis.

    De acordo com dados levantados pela Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), os roubos e furtos de celulares segurados em todo o País tiveram um aumento de 64,6% entre 2015 e 2016. O estudo mostrou também que a região que apresentou maior aumento de ocorrências no período foi o Nordeste com 106,8%, seguida da Região Sul, com 73,6% e a Região Sudeste, em terceiro, com aumento de 63%. No ano passado foram 194.523 aparelhos roubos e furtos de celulares segurados.
    Nada melhor do que números para comprovar o quanto esse produto vem sendo procurado pelo consumidor final nas 70 unidades da rede espalhadas pelo Brasil. Desde o início da marca no franchising – setembro do ano passado – até agora, já foram 120 seguros de aparelhos eletrônicos comercializados pela rede, dos mais variados perfis, nos quatro cantos do País.


    Takikawa Corretora de Seguros

    Takikawa Corretora de Seguros
    Rua Expedicionário Abilio Fernandes, 70 - Vila Paiva - Suzano - SP
    Cep: 08675-100
    Telefones: (11) 4748-1447 / (11) 94179-7180

    contato@takikawacorretoradeseguros.com.br